quinta-feira, 16 de abril de 2015

Questões de Substantivos

1. Assinale a opção em que o termo destacado é substantivo e não adjetivo:
a) Na escuridão miserável ela entrou;
b) A miserável perdeu-se na escuridão;
c) Na miserável escuridão ela se perdeu;
d) A menina era miserável.
e) A miserável menina perdeu-se na escuridão;


2. Assinale a alternativa em que a série de formação do plural dos substantivos compostos esteja correta:
a) abelhas-mestra /couves-flor;
b) más-línguas / cajás-mirins
c) amores-perfeito / capitães-mores;
d) sabiás-pirangas / boas-vidas;
e) obra-primas / guardas-civil.


3. É correto afirmar que:
a) o plural de de segunda-feira, grão-duque, e bel-prazer é, respectivamente, segundas-feiras, grãos-duques e bel-prazeres.
b) vitima é substantivo sobrecomum e omoplata é substantivo masculino.
c) planalto, girassol e fidalgo são vocábulos formados por composição.
d) nos vocábulos nigérrimo, voracíssimo e humílimo há mais fonemas que letras.
e) ancião, vilão e anão têm plurais triplos.


4. Indique todos os casos em que estão corretas as formas do plural:
a) Cidadões, cristãos, capelães, vulcões.
b) Órfãos, cristões, guardiões, bênçãos.
c) Melões, capitães, sótões, tabeliães.
d) Vilões, cidadãos, bênçãos, sótãos.
e) Projetis, coraçõezinhos, chapéus, pãozinhos.


5. Em “Ao começar a trovoada, o dentista mal teve tempo de estacionar seu carro na garagem.”, os substantivos classificam- se como:
a) derivado, derivado e primitivo.
b) derivado, primitivo e primitivo.
c) primitivo, derivado e derivado.
d) primitivo, primitivo e derivado.


6. “O rato correu o mais que pôde, mas, quando já estava a salvo, gritou pro leão...” Passando esse período para o plural, teremos:
a) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já estavam a salvos, gritaram pro leão...
b) Os ratos correram o mais que puderam, mas, quando já estavam a salvo, gritaram pro leão...
c) Os ratos correram o mais que podiam, mas, quando já estava a salvo, gritaram pro leão....
d) Os ratos correram o mais que podem, mas, quando já estava a salvos, gritou pro leão.


7. “Fora da idéia de tamanho, as formas aumentativas e diminutivas podem traduzir o nosso desprezo, a nossa crítica, o nosso pouco caso para certos objetos e pessoas.” (Evanildo Bechara). Tomando como esta definição acima, assinale a alternativa em que o aumentativo tem esse sentido pejorativo.
a) “Ele pegou um peixão: quatro quilos!”
b) “Soltava uns dois espirros... assoava o narigão...”
c) O dono da fazenda virou-se para ver que barulhão era aquele.
d) “...saía do mato uma mulheraça rúbida, de saias rufadas de goma.”


8. O grama: unidade de medida; a grama: capim. Assinalar a alternativa em que a palavra, passando para o feminino, não muda de sentido.
a) O rádio - A rádio
b) O colega - A colega
c) O estepe - A estepe
d) O cabeça - A cabeça


Continho
Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada do meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:
- Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
- Ela não vai não: nós é que vamos nela.
- Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
- Eu não me chamo não, os outros é que me chamam de Zé.
(Paulo Mendes Campos)


9. Considere as afirmativas:
I- Na linha 1 do texto há um substantivo e três adjetivos.
II- A expressão “de Pernambuco” é uma locução adjetiva.
III-A palavra “soalheira” é formada por derivação sufixal.

Está(ão) correta(s):
a) Apenas 1.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.


10. Assinale a alternativa em que todas as palavras são do gênero feminino:
a) omoplata, apendicite, cal, ferrugem
b) cal, faringe, dó, alface, telefonema
c) criança, cônjuge, champanha, dó, afã
d) cólera, agente, pianista, guaraná, vitrina
e) jacaré, ordenança, sofisma, análise, nauta


11. Numere a segunda coluna de acordo com o significado das expressões da primeira coluna e assinale a alternativa que contém os algarismos na sequência correta:
(1) óleo santo
(2) a relva
(3) um sacramento
(4) a ética
(5) a unidade de massa
(6) o ânimo

( ) a moral
( ) a crisma
( ) o moral
( ) o crisma
( ) a grama
( ) o grama

a) 6,1,4,3,5,2
b) 6,3,4,1,2,5
c) 4,1,6,3,5,2
d) 4,3,6,1,2,5
e) 6,1,4,3,2,5


12. Nas palavras seguintes, há uma com erro de flexão. Assinale-a.
a) irmãozinhos
b) papelzinhos
c) coraçõezinhos
d) heroizinhos
e) lençoizinhos


13. Em que alternativa utiliza-se a substantivação, como recurso estilístico?
a) “Perdi o bonde e a esperança.”
b) “Volto pálido para casa.”
c) “Vou subir a ladeira lenta.”
d) “Com um insolúvel flautim.”
e) “Nós gritamos um sim! ao eterno.”


14. Assinale o período que não contém um substantivo sobrecomum.
a) Ele foi a testemunha ocular do crime ocorrido naquela polêmica reunião.
b) Aquela jovem ainda conserva a ingenuidade meiga e dócil da criança.
c) A intérprete morreu mantendo-se como um ídolo indestrutível na memória de seus admiradores.
d) As famílias desestruturam-se quando os cônjuges agem sem consciência.
e) O pianista executou com melancolia e suavidade a sinfonia preferida pela plateia.


15. Identifique o substantivo que só se usa no plural:
a) lápis
b) pires
c) tênis
d) ônibus
e) idos

Gabarito: 
1-b
2-b
3-e
4-d
5-a
6-b
7-b
8-b
9-e
10-a
11-d
12-b
13-e
14-e
15-e.

Nenhum comentário:

Postar um comentário